News Machine

sábado, 18 de dezembro de 2010

Esquisitices Do Mundo Do merchandising - Introdução e série Phantasy Star (parte 1)

Existe de tudo neste mundo...

...Incluindo, é claro, os videogames. Um produto e a opinião  popular são os ingrendientes principais da fórmula de sucesso de qualquer tipo de coisa, sendo elas filmes, séries, revistas e jogos... PRINCIPALMENTE jogos.

Sabe aquele jogo obscuro que um amigo nerd te recomendou e que você julga pela capa, mas descobre logo depois que é um jogo fantástico? Então, se você não for cruel e pão - duro o suficiente para não ajudar os seus amigos a aproveitarem o que há de melhor na vida, você espalha a notícia, que consequentemente se espalha ainda mais e, sem você perceber, o tal jogo vira mania nacional. Mas, depois de se sentir o culpado por tudo isso, você se pergunta: De onde aquele cara (o nerd) ouviu falar desse game tão irado?

Bem, essa simples questão pode gerar uma árvore de possibilidades. As alternativas mais comuns atualmente são: Ou ele leu um review/preview/detonado em uma revista qualquer, ou ele pode ter ganhado de presente de qualquer coisa. MAS, muito improvavelmente, ele pode ter visto alguma outra forma de merchandising do jogo. Quano você ouve a palavra "merchandising", você pensa em propagandas na televisão ou teasers, não é? Se a sua resposta for sim, você está MUITO errado, meu jovem. Merchandising é tudo o que usa a imagem de algo e a espalha, falando bem ou mal dela. Nos anos 80-90, criar formas de merchandising bizarras era moda e TODOS os jogos existentes tinham pelo menos uma. Vamos ver algumas?

Phantasy Star, lenda dos RPGs... E do Merchandising. 

Mesmo não fazendo muito sucesso no ocidente, a série Phantasy Star tentou (e muito) chamar a atenção do povo americano, com todo tipo de merchandising possível. Era disquete de MIDIs pra DOS, era versão de PC... Era tudo. Vamos voltar aos anos de 1987, 1988, 1990 e 1993 para  entender melhor esse passado esquecido da série.

... to be continued....

Nenhum comentário:

Postar um comentário